Saravida
  • R. do Sossego, 239 - Boa Vista, Recife - PE, 52120-092
  • +55 81 3222-2728
  • Segunda à Sexta :  8:00am-17:30pm

1º Seminário Nordestino de Capacitação para Comunidades Terapêuticas

Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, o Fórum Rodolfo Aureliano (Joana Bezerra), no Recife, recebeu o I Seminário Nordestino de Comunidades Terapëuticas.  O encontro teve o objetivo de atualizar e promover capacitação e formação continuada dos dirigentes, profissionais, agentes sociais e voluntários das Comunidades Terapêuticas (CTs) de todo o Nordeste.   O prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio, participou da mesa de abertura e disse que “tudo o que for feito para salvar uma vida está valendo a pena, e complementou que nunca hesitou em fazer parcerias com as Comunidades Terapëuticas (CTs)”. A presidente de honra da FEPECT e coordenadora do encontro, missionária Michele Collins, agradeceu a presença das instituições presentes e público em geral. “É motivo de muito orgulho esse encontro. Fiquei muito feliz com a presença de comunidades de diversos lugares da região e saber que 95% das CT´s de Pernambuco esteve aqui”, disse Michele.

O mote do encontro foi o Marco Regulatório das CTs, aprovado no dia 26 de agosto do ano passado e, até o dia 26 de agosto deste ano, as Comunidades devem estar de acordo para serem incluidos no Marco. “Os desafios são enormes, mas vamos enfrentá-los”, garante Michele.  No primeiro dia, os participantes puderam acompanhar as palestras do diretor de planejamento e avaliação de Políticas Públicas sobre Drogas da SENAD, Sylvio Cezar Koury Musolino Filho com o tema política pública nacional sobre drogas e as comunidades terapëuticas; do presidente da  Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas e da Federação Norte Nordeste de Comunidades Terapêuticas, Célio Barbosa, sobre o  processo de reconhecimento das CTs junto ao Governo Federal, formação da CONFENACT  e a aprovação do marco regulatório pelo CONAD; do Cloves Benevides, secretário adjunto de prevenção social à violência de Alagoas, sobre a relevância da CT na intersetorialidade dos serviços públicos; o contexto histórico e atual das CTs e perspectivas futuras, com Maurício Landre, assessor técnico da CONFENACT e coordenador das CTs Santa Carlota sobre Desafios e conquistas: reconhecimento e apoio ao trabalho das CTs nos estados, com o presidente da FETEB, pastor Wellington Vieira.

No segundo dia, o Seminário contou com as palestras do vice-presidente da CONFENACT, Adalberto Calmon, sobre espiritualidade e as atividades práticas inclusivas no Marco Regulatório das CTs ; o secretário da CONFENACT e coordenador da Cruz Azul no Brasil, Egon Schluter ,que fez um panorama geral do Marco Regulatório e trouxe os principais ítens da resolução; a presidente da FEPECT e assessora de políticas públicas da CONFENACT, missionária Michele Collins, que falou sobre as CTs e a rede na resolução 01/2015 ; o diretor-presidente da Cruz Azul no Brasil, que abordou a Informalidade das CTs e sua regularização jurídico geral  e a assessora de formação da CONFENACT e presidente da FNCTC, Ana Godoy, que abordou sobre o pós acolhimento e o papel da rede de grupos de apoio e atendimento das famílias

mada